CALENDÁRIO HTPE
COLETIVO – EDUCAÇÃO FÍSICA
DIA 16\03
- APRESENTAÇÃO DO COORDENADOR DO NÚCLEO ARTE E MOVIMENTO
- ATLETA NA ESCOLA

Figura 1: fluxograma das Etapas de competição dos Jogos Escolares
Atleta na Escola
O Brasil irá sediar, em 2014, a Copa do Mundo de Futebol e, em 2016, as Olimpíadas e Paraolimpíadas. Tendo em vista este cenário esportivo ímpar na história brasileira, lançou-se em 2013 o Programa ATLETA NA ESCOLA que tem como objetivo incentivar a prática esportiva nas escolas, democratizar o acesso ao esporte, desenvolver e difundir valores olímpicos e paraolímpicos entre estudantes da educação básica, estimular a formação do atleta escolar e identificar e orientar jovens talentos.
O Governo Federal em parceria com os Estados, Distrito Federal, Municípios, Escolas públicas (privadas e federais), Comitê Olímpico e Paraolímpico Brasileiro e as Confederações Brasileiras de Atletismo, Judô e Voleibol, com o intuito de alcançar os objetivos expostos, apresentam o Programa ATLETA NA ESCOLA 2014 que este ano irá agregar novas modalidades, abaixo apresentadas:
Olímpicas: Judô, Voleibol e Atletismo. Na modalidade Atletismo acrescentou-se o Arremesso de Peso;
Paraolímpicas: Atletismo Bocha, Futebol de Cinco (deficiência visual), Futebol de Sete (paralisia cerebral), Goalball, Judô, Natação, Tênis de Mesa, Tênis em Cadeira de Rodas e Voleibol Sentado.
O programa ATLETA NA ESCOLA tem duas grandes ações:
1) Jogos Escolares: competições compostas de várias etapas que proporcionarão uma grande participação de atletas escolares;
2) Centro de Iniciação Esportiva: acolhimento dos talentos esportivos identificados nos Jogos Escolares.
A ação Jogos Escolares do programa ATLETA NA ESCOLA tem financiamento para as Etapas Escolar, Regional e Estadual. A intenção é apoiar o desenvolvimento prioritário das modalidades do programa e proporcionar um apoio inédito a realização da Etapa Escolar e um apoio supletivo às competições escolares que já acontecem nos Estados e que são seletivas da Etapa Nacional (Jogos Escolares da Juventude e Paralímpiadas Escolar).
A percepção do Governo Federal é que apesar das competições escolares já existirem a muitos anos, a Etapa Escolar nunca fez parte do processo de classificação para a Etapa Nacional dos Jogos Escolares e este fato afastou a participação de um grande número de interessados. Para corrigir esta falha e democratizar o acesso dos jovens ao esporte, garantindo assim o dever constitucional do direito universal a prática do esporte, o MEC e o ME decidiram pela proposição e financiamento da Etapa Escolar e o apoio supletivo para as etapas classificatórias seguintes. A visão geral deste processo pode ser observada na figura 1, abaixo:

Figura 1: fluxograma das Etapas de competição dos Jogos Escolares
Nesta ordem, cada etapa é classificatória para a posterior, de modo que somente os mais destacados atletas escolares de cada estado alcançarão a Etapa Nacional — Jogos Escolares da Juventude — a ser realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e Paraolimpíadas Escolar, realizada pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB).
DIA 23/03
- JOGOS ESCOLARES FUNDAMENTAL II
- TROCA DA MODALIDADE ESPORTIVA HANDEBOL NO LUGAR DO VÔLEI ADAPTADO NO JOGOS ESCOLARES FUNDAMENTAL II
- APOSTILA
ORIENTAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA APOSTILA.
ORIENTAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA APOSTILA.
DIA 13\04
- CRONOGRAMA DO ATLETA NA ESCOLA
ATLETA DA ESCOLA
CRONOGRAMA ATLETA NA ESCOLA NA ETAPA
ESCOLAR
ESCOLA
|
QUANTIDADE DE
ALUNO
|
DATA DA
COMPETIÇÃO
|
HORÁRIO
|
EMEF “PROFª BRANCA SELAS AGOSTINHO”
|
58 alunos
|
27/04/2015
|
13:00h – 15:30h
|
EMEF “HÉLIO ZACHARIAS”
|
30 alunos
|
29/04/2015
|
7:00h – 10:00h
|
EMEF “HÉLIO ZACHARIAS”
|
68 alunos
|
29/04/2015
|
13:00h – 15:30h
|
EMEF “PROFª IRIS CASTRO AMADIO”
|
120 Alunos
|
06/05/2015
|
7:00h – 10:00h
|
EMEF “PROFª IRIS CASTRO AMADIO”
|
60 alunos
|
06/05/2015
|
13:00h – 15:30h
|
EMEF “ESMERALDA BERTOLLI LABRONICI”
|
60 alunos
|
07/05/2015
|
7:00h – 10:00h
|
EMEF “PROFª TERESINHA ELIZABETH
SARUBBI SEBASTIANI”
|
80 alunos
|
07/05/2015
|
13:00h – 15:30h
|
EMEF “WANDERLEY DA SILVA”
|
33 alunos
|
14/05/2015
|
7:00h – 10:00h
|
EMEF “PROFª VILMA AP. PENATTI GALVÃO”
|
60 alunos
|
14/05/2015
|
13:00h – 15:30h
|
CRONOGRAMA ATLETA NA ESCOLA NA ETAPA
MUNICIPAL
ESCOLA
|
QUANTIDADE DE
ALUNO
|
DATA DA
COMPETIÇÃO
|
HORÁRIO
|
EMEF “PROFª BRANCA SELAS AGOSTINHO”
|
24 alunos
|
21/05/2015
|
13:00h – 15:30h
|
EMEF “HÉLIO ZACHARIAS”
|
24 alunos
|
21/05/2015
|
13:00h – 15:30h
|
EMEF “WANDERLEY DA SILVA”
|
24 alunos
|
21/05/2015
|
13:00h – 15:30h
|
EMEF “PROFª VILMA AP. PENATTI GALVÃO”
|
24 alunos
|
21/05/2015
|
13:00h – 15:30h
|
EMEF “PROFª IRIS CASTRO AMADIO”
|
24 alunos
|
21/05/2015
|
13:00h – 15:30h
|
EMEF “ESMERALDA BERTOLLI LABRONICI”
|
24 alunos
|
21/05/2015
|
13:00h – 15:30h
|
EMEF “PROFª TERESINHA ELIZABETH
SARUBBI SEBASTIANI”
|
24 alunos
|
21/05/2015
|
13:00h – 15:30h
|
- COMO CRIAR UM PLANO DE AULA
Plano de Aula: Passo a passo
1º
Passo: Tema
Escolha um tema geral para a sua aula;
2º
Passo: Série ou turma
É preciso ser identificado para saber qual o tipo de atividade poderá
ser aplicado para os alunos de acordo com a sua idade e suas dificuldades;
3º
Passo: Duração
Nem sempre a duração do plano de aula ou de um projeto tem a duração
prevista ou recomendada, pode ser que dure mais ou menos, depende muito do
tempo e do processo de andamento de todas as atividades e das dificuldades da
turma, o importante é que você consiga chegar ao objetivo principal do seu tema
escolhido;
4º
Passo: Disciplina
Qual a matéria escolar que está envolvida com o tema;
5º
Passo: Objetivos
Como todo projeto e plano de aula, o objetivo é a parte central do
trabalho, como o nome já diz, é o objetivo que você quer alcançar com os seus
alunos.
Importante, nesta etapa do processo, você deverá usar verbos no tempo
presente, como:
- Desenvolver a ação coletiva;
- Articular o cotidiano com a vida escolar;
- Despertar o interesse pelo assunto;
- Instigar o trabalho em grupo;
6º
Passo: Desenvolvimento
Aqui você vai colocar as suas ideias de como ira desenvolver o tema
escolhido, propondo atividades, brincadeiras, jogos, diálogos, como irá
utilizar os recursos escolhidos, etc.;
7º Passo: Recursos
São materiais que você irá utilizar em sala de aula, como: som, livro
didático, lápis de cor, cd, quadro negro, materiais recicláveis, etc.;
8º
Passo: Avaliação
Avaliar qual o desempenho da criança durante o processo de ensino e
aprendizagem durante a aula. Qual foi a sua meta? Conseguiu alcançá-la? Avalie
o trabalho individual e o trabalho em grupo, e qual o conhecimento adquirido
por seu aluno durante o projeto.
MODELO DE PLANO DE AULA
PLANO
DE AULA
TEMA:
_____________________________________________________________
TURMA:
_____________________________________________________________
DURAÇÃO:
_____________________________________________________________
OBJETIVO:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
DESENVOLVIMENTO:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
RECURSOS:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
AVALIAÇÃO:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________
HTPE COLETIVO – AULA
DEMONSTRATIVA
CONFORME DESCUTIDO EM HTPE, OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA IRÃO CRIAR UM PLANO DE AULA, CORRESPPONDENDO NA SUA ESPECIALIDADE, AONDE SERÁ MINISTRADA COM OS SEUS ALUNOS. SEGUE O CRONOGRAMA ABAIXO:
CRONOGRAMA DOS PRÓXIMOS HTPES
MANHÃ
UE
|
PROFESSOR
|
DATA
|
EMEF “PROFª VILMA AP. PENATTI GALVÃO”
|
Fabio Santos Fogaça
|
12/05/2015
|
EMEF “PROFª IRIS CASTRO AMADIO”
|
Renan Branco da Luz
|
19/05/2015
|
EMEF “ESMERALDA BERTOLLI LABRONICI”
|
Ivana Maria Galvão
|
26/05/2015
|
EMEF “PROFª BRANCA SELAS AGOSTINHO”
|
Rosana Célia Simões
|
02/06/2015
|
EMEF “HÉLIO ZACHARIAS”
|
Ezilda Aparecida Rosa Santos
|
09/06/2015
|
EMEF “WANDERLEY DA SILVA”
|
Ecila Salles dos Santos
|
16/06/2015
|
EMEF “PROFª VILMA AP. PENATTI GALVÃO”
|
Luiz Henrique dos Santos Galdino
|
23/06/2015
|
TARDE
UE
|
PROFESSOR
|
DATA
|
EMEF “HÉLIO ZACHARIAS”
|
Laurindo Módolo
|
12/05/2015
|
EMEF “PROFª IRIS CASTRO AMADIO”
|
Jeane Hoffmann de Camargo
|
19/05/2015
|
EMEF “PROFª TEREZINHA ELIZABETH
SARUBBI SEBASTIANI”
|
Amanda Mariusso
|
26/05/2015
|
EMEF “PROFª MARIA JOSÉ VIANA”
|
Marivalter de Campos
|
02/06/2015
|
EMEF “WANDERLEY P. DA SILVA
|
Ana Carolina M. Santaroza
|
09/06/2015
|
_________________________________________________________________________________
HTPE COLETIVO EDUCAÇÃO FÍSICA - DIA 12 DE MAIO DE 2015
AULA DEMONSTRATIVA - EMEF VILMA PENATTI - PROFº FABIO FOGAÇA
PLANO
DE AULA
TEMA:
Jogo pré-desportivo beisebol, base 4.
TURMA:
9° ano
DURAÇÂO:
50 minutos
OBJETIVO:
Possibilitar aos alunos a oportunidade de apropriação de
saberes oriundos de outras culturas, a qual não conhecia ou pouco conhecia,
inclusão dos alunos em diferente modalidade esportiva.
DESENVOLVIMENTO:
Para o aquecimento utiliza-se o campo do jogo formado por
quatro cones, pede-se aos alunos que deem uma volta pelos cones andando, outra
correndo e outra trotando, para reconhecimento do campo também. Logo após o
termino do aquecimento, separa-se os alunos em dois times. Um time será o
rebatedor (ataque) e o outro time será o arremessador (defesa). Um do time de
defesa ficará no círculo central da quadra, lançando a bola ao primeiro da fila
dos rebatedores, esses com um chute rebateram a bola e correram entre as bases
(cones), ficando atento para não ser eliminado pelo arremessador. O time do
arremessador (defesa) deve pegar a bola e jogar a pessoa que estará no círculo
central, se o rebatedor que estiver correndo estiver fora da base (cones), ele
estará eliminado, se o rebatedor estiver na base (cones) ele estará ‘salvo’, um
ponto é marcado quando o rebatedor alcançar o quarto cone, assim marcando o
ponto. Ao final de todos os jogadores do time que rebateu, inverte-se, quem era
arremessador vira rebatedor e vice e versa. Para volta a calma, pode-se
utilizar do alongamento passivo
RECURSOS:
Cones, quadra ou pátio (algum espaço), bola, coletes.
AVALIAÇÃO:
Como os alunos receberam aquela nova informação, a
participação dos mesmos durante e aula.
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO
FÍSICA: Fabio Santos Fogaça
CREF – 116519-G/SP.
_________________________________________________________________________________
HTPE COLETIVO EDUCAÇÃO FÍSICA - DIA 12 DE MAIO DE 2015
AULA DEMONSTRATIVA - EMEF "PROFª BETH SARUBBI" - PROFº AMANDA MARIUSO
Plano de Aula _ HTPE
Coletivo _ 12/05/2015
EMEF Terezinha Elizabeth
Sarubbi Sebastiani
Prof.ª Amanda Mariusso
Conteúdo: Iniciação Handebol – sistemas ofensivo e defensivo.
Objetivo: Explorar os
sistemas ofensivos e defensivos do handebol no sistema 6X0, auxiliando na
compreensão da referida modalidade, bem como fundamentos básicos da mesma.
Público alvo: Alunos de
Ensino Fundamental II.
Materiais necessários: 1
Bola de iniciação (borracha), quadra (pátio).
Procedimento: Como
aquecimento pode-se usar a queimada ‘carimbo’ , ou seja, os alunos dispostos em
duas equipes espalhados pela quadra ,
quem possuir a bola não poderá andar com a mesma, deverá fazer o passe
(arremesso) ou ‘queimar’ um colega da equipe adversária; em seguida após a
vivência da atividade, propõe-se uma partida com equipes mistas (de acordo com
a característica de cada turma) um jogo adaptado de handebol, onde o jogador
não poderá andar nem quicar a bola, forçando o passe para deslocamento da bola
entre colegas da mesma equipe, quando uma equipe possuir a bola, a outra deverá
rapidamente voltar a zona de defesa montar o ‘bloqueio’ para evitar ataque
ofensivo de equipe adversária, o mesmo deverá ser feito pela equipe ofensiva
quando esta estiver destituída de domínio de bola.
Obs.: Por ser uma atividade
voltada à iniciação do handebol, muitas variações podem ser realizadas em
detrimento da característica de cada turma.
_________________________________________________________________________
HTPE COLETIVO EDUCAÇÃO FÍSICA - DIA 19 DE MAIO DE 2015 - MANHÃ
AULA DEMONSTRATIVA - EMEF "IRIS CASTRO AMÁDIO" - PROFESSOR RENAN
TEMA: DODGEBALL
TURMA: 8º ANO B
DURAÇÃO: 40 MINUTOS
OBJETIVO: FAZER COM QUE OS ALUNOS CONHEÇAM NOVAS MODALIDADES ESPORTIVAS, FORA DA NOSSA CULTURA.
DESENVOLVIMENTO: SERÁ REALIZADO UMA BRINCADEIRA DE 05 (CINCO) MINUTOS, PARA AQUECIMENTO. DEPOIS, COM OS TIMES JÁ ESTABELECIDOS, JOGAM ATÉ O FINAL DA AULA.
RECURSO: 6 BOLAS DE INICIAÇÃO.
_________________________________________________________________________________
HTPE COLETIVO EDUCAÇÃO FÍSICA - DIA 26 DE MAIO DE 2015 - TARDE
AULA DEMONSTRATIVA - EMEIEF "WANDERLEY R. SILVA" - PROFESSORA ANA CAROLINA
JOGOS DE OPOSIÇÃO (LUTAS)
Objetivo:
·
Que o aluno expresse seu ímpeto, mas através de
condições seguras que permitam a liberdade da agressividade com reconhecimento
e respeito ao outro;
·
Conhecimento corporal;
·
Orientação espacial.
Conteúdo:
·
Jogos lúdicos.
Ano:
·
1º e2º.
Tempo estimado:
·
Seis aulas.
Material necessário:
·
Pedaços de EVA, retangular, no formato de
“rabo”.
Desenvolvimento:
Vou por
o desenvolvimento de uma aula por etapas:
1ª etapa- alongamento dos grandes grupos musculares.
2ª etapa- apresento diversas músicas, onde faço coreografia,
meu objetivo é esquema corporal, ritmo e algumas habilidades motoras.
3ª etapa- Briga de galo = as crianças ficam uma de frente
pra outra a uma distância determinada e elas são colocadas em igualdade de
tamanho e força. De cócoras, eles vão dar as mãos e ficar na ponta dos pés, não
podendo colocar o joelho, nem a mão no chão, empurrando ou puxando para
conseguir seu objetivo. O professor determina o tempo da disputa.
4ª etapa- Cabo de guerra humano= os alunos ora vão empurrar
ora vão puxar, com uma ou as duas mãos, também o tempo o professor determina.
5ª etapa- tirar o rabinho do seu amigo num espaço limitado.
6ª etapa- Finalizar com um grande jogo: escolher dois alunos
que serão os pegadores, esses não podem ter rabos. Eles irão tirar o rabinho
dos amigos, que não podem segurar e nem encostar-se à parede para não ser pego.
Quando os pegadores retiram os rabos, o aluno que ficou sem o rabinho senta no
lugar que foi pego ou um lugar pré-determinado.
_________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário