Cronograma - HTPE Coletivo Educação Física


CALENDÁRIO HTPE COLETIVO – EDUCAÇÃO FÍSICA
DIA 16\03
- APRESENTAÇÃO DO COORDENADOR DO NÚCLEO ARTE E MOVIMENTO
- ATLETA NA ESCOLA

Atleta na Escola

O Brasil irá sediar, em 2014, a Copa do Mundo de Futebol e, em 2016, as Olimpíadas e Paraolimpíadas. Tendo em vista este cenário esportivo ímpar na história brasileira, lançou-se em 2013 o Programa ATLETA NA ESCOLA que tem como objetivo incentivar a prática esportiva nas escolas, democratizar o acesso ao esporte, desenvolver e difundir valores olímpicos e paraolímpicos entre estudantes da educação básica, estimular a formação do atleta escolar e identificar e orientar jovens talentos.
O Governo Federal em parceria com os Estados, Distrito Federal, Municípios, Escolas públicas (privadas e federais), Comitê Olímpico e Paraolímpico Brasileiro e as Confederações Brasileiras de Atletismo, Judô e Voleibol, com o intuito de alcançar os objetivos expostos, apresentam o Programa ATLETA NA ESCOLA 2014 que este ano irá agregar novas modalidades, abaixo apresentadas:
Olímpicas: Judô, Voleibol e Atletismo.  Na modalidade Atletismo acrescentou-se o Arremesso de Peso;
Paraolímpicas: Atletismo Bocha, Futebol de Cinco (deficiência visual), Futebol de Sete (paralisia cerebral), Goalball, Judô, Natação, Tênis de Mesa, Tênis em Cadeira de Rodas e Voleibol Sentado.
O programa ATLETA NA ESCOLA tem duas grandes ações:
1) Jogos Escolares: competições compostas de várias etapas que proporcionarão uma grande participação de atletas escolares;
2) Centro de Iniciação Esportiva: acolhimento dos talentos esportivos identificados nos Jogos Escolares.
A ação Jogos Escolares do programa ATLETA NA ESCOLA tem financiamento para as Etapas Escolar, Regional e Estadual. A intenção é apoiar o desenvolvimento prioritário das modalidades do programa e proporcionar um apoio inédito a realização da Etapa Escolar e um apoio supletivo às competições escolares que já acontecem nos Estados e que são seletivas da Etapa Nacional (Jogos Escolares da Juventude e Paralímpiadas Escolar).
A percepção do Governo Federal é que apesar das competições escolares já existirem a muitos anos, a Etapa Escolar nunca fez parte do processo de classificação para a Etapa Nacional dos Jogos Escolares e este fato afastou a participação de um grande número de interessados. Para corrigir esta falha e democratizar o acesso dos jovens ao esporte, garantindo assim o dever constitucional do direito universal a prática do esporte, o MEC e o ME decidiram pela proposição e financiamento da Etapa Escolar e o apoio supletivo para as etapas classificatórias seguintes.  A visão geral deste processo pode ser observada na figura 1, abaixo:

Fluxograma
Figura 1: fluxograma das Etapas de competição dos Jogos Escolares
Nesta ordem, cada etapa é classificatória para a posterior, de modo que somente os mais destacados atletas escolares de cada estado alcançarão a Etapa Nacional — Jogos Escolares da Juventude — a ser realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e Paraolimpíadas Escolar, realizada pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB).
DIA 23/03
- JOGOS ESCOLARES FUNDAMENTAL II
- TROCA DA MODALIDADE ESPORTIVA HANDEBOL NO LUGAR DO VÔLEI ADAPTADO NO JOGOS ESCOLARES FUNDAMENTAL II
- APOSTILA
ORIENTAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA APOSTILA.
DIA 13\04
- CRONOGRAMA DO ATLETA NA ESCOLA




ATLETA DA ESCOLA


CRONOGRAMA ATLETA NA ESCOLA NA ETAPA ESCOLAR


ESCOLA

QUANTIDADE DE ALUNO

DATA DA COMPETIÇÃO

HORÁRIO

EMEF “PROFª BRANCA SELAS AGOSTINHO”

58 alunos

27/04/2015

13:00h – 15:30h

EMEF “HÉLIO ZACHARIAS”

30 alunos

29/04/2015

7:00h – 10:00h

EMEF “HÉLIO ZACHARIAS”

68 alunos

29/04/2015

13:00h – 15:30h

EMEF “PROFª IRIS CASTRO AMADIO”

120 Alunos

06/05/2015

7:00h – 10:00h

EMEF “PROFª IRIS CASTRO AMADIO”

60 alunos

06/05/2015

13:00h – 15:30h

EMEF “ESMERALDA BERTOLLI LABRONICI”

60 alunos

07/05/2015

7:00h – 10:00h

EMEF “PROFª TERESINHA ELIZABETH SARUBBI SEBASTIANI”

80 alunos


07/05/2015

13:00h – 15:30h

EMEF “WANDERLEY DA SILVA”

33 alunos

14/05/2015

7:00h – 10:00h

EMEF “PROFª VILMA AP. PENATTI GALVÃO”

60 alunos

14/05/2015

13:00h – 15:30h




CRONOGRAMA ATLETA NA ESCOLA NA ETAPA MUNICIPAL


ESCOLA

QUANTIDADE DE ALUNO

DATA DA COMPETIÇÃO

HORÁRIO

EMEF “PROFª BRANCA SELAS AGOSTINHO”

24 alunos

21/05/2015

13:00h – 15:30h

EMEF “HÉLIO ZACHARIAS”

24 alunos

21/05/2015

13:00h – 15:30h

EMEF “WANDERLEY DA SILVA”

24 alunos

21/05/2015

13:00h – 15:30h

EMEF “PROFª VILMA AP. PENATTI GALVÃO”

24 alunos

21/05/2015

13:00h – 15:30h

EMEF “PROFª IRIS CASTRO AMADIO”

24 alunos

21/05/2015

13:00h – 15:30h

EMEF “ESMERALDA BERTOLLI LABRONICI”

24 alunos

21/05/2015

13:00h – 15:30h

EMEF “PROFª TERESINHA ELIZABETH SARUBBI SEBASTIANI”

24 alunos

21/05/2015

13:00h – 15:30h
- COMO CRIAR UM PLANO DE AULA




Plano de Aula: Passo a passo


1º Passo: Tema


Escolha um tema geral para a sua aula;


2º Passo: Série ou turma


É preciso ser identificado para saber qual o tipo de atividade poderá ser aplicado para os alunos de acordo com a sua idade e suas dificuldades;

3º Passo: Duração

Nem sempre a duração do plano de aula ou de um projeto tem a duração prevista ou recomendada, pode ser que dure mais ou menos, depende muito do tempo e do processo de andamento de todas as atividades e das dificuldades da turma, o importante é que você consiga chegar ao objetivo principal do seu tema escolhido;

4º Passo: Disciplina

Qual a matéria escolar que está envolvida com o tema;

5º Passo: Objetivos

Como todo projeto e plano de aula, o objetivo é a parte central do trabalho, como o nome já diz, é o objetivo que você quer alcançar com os seus alunos.

Importante, nesta etapa do processo, você deverá usar verbos no tempo presente, como:

- Desenvolver a ação coletiva;

- Articular o cotidiano com a vida escolar;

- Despertar o interesse pelo assunto;

- Instigar o trabalho em grupo;

6º Passo: Desenvolvimento

Aqui você vai colocar as suas ideias de como ira desenvolver o tema escolhido, propondo atividades, brincadeiras, jogos, diálogos, como irá utilizar os recursos escolhidos, etc.;

7º Passo: Recursos

São materiais que você irá utilizar em sala de aula, como: som, livro didático, lápis de cor, cd, quadro negro, materiais recicláveis, etc.;

8º Passo: Avaliação

Avaliar qual o desempenho da criança durante o processo de ensino e aprendizagem durante a aula. Qual foi a sua meta? Conseguiu alcançá-la? Avalie o trabalho individual e o trabalho em grupo, e qual o conhecimento adquirido por seu aluno durante o projeto.

MODELO DE PLANO DE AULA

PLANO DE AULA
TEMA:
_____________________________________________________________
TURMA:
_____________________________________________________________
DURAÇÃO:
_____________________________________________________________
OBJETIVO:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
DESENVOLVIMENTO:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
RECURSOS:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
AVALIAÇÃO:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________



HTPE COLETIVO – AULA DEMONSTRATIVA
CONFORME DESCUTIDO EM HTPE, OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA IRÃO CRIAR UM PLANO DE AULA, CORRESPPONDENDO NA SUA ESPECIALIDADE, AONDE SERÁ MINISTRADA COM OS SEUS ALUNOS. SEGUE O CRONOGRAMA ABAIXO:

CRONOGRAMA DOS PRÓXIMOS HTPES

MANHÃ

UE
PROFESSOR
DATA
EMEF “PROFª VILMA AP. PENATTI GALVÃO”
Fabio Santos Fogaça
12/05/2015
EMEF “PROFª IRIS CASTRO AMADIO”
Renan Branco da Luz
19/05/2015
EMEF “ESMERALDA BERTOLLI LABRONICI”
Ivana Maria Galvão
26/05/2015
EMEF “PROFª BRANCA SELAS AGOSTINHO”
Rosana Célia Simões
02/06/2015
EMEF “HÉLIO ZACHARIAS”
Ezilda Aparecida Rosa Santos
09/06/2015
EMEF “WANDERLEY DA SILVA”
Ecila Salles dos Santos
16/06/2015
EMEF “PROFª VILMA AP. PENATTI GALVÃO”
Luiz Henrique dos Santos Galdino
23/06/2015


TARDE

UE
PROFESSOR
DATA
EMEF “HÉLIO ZACHARIAS”
Laurindo Módolo
12/05/2015
EMEF “PROFª IRIS CASTRO AMADIO”
Jeane Hoffmann de Camargo
19/05/2015
EMEF “PROFª TEREZINHA ELIZABETH SARUBBI SEBASTIANI”
Amanda Mariusso
26/05/2015
EMEF “PROFª MARIA JOSÉ VIANA”
Marivalter de Campos
02/06/2015
EMEF “WANDERLEY P. DA SILVA
Ana Carolina M. Santaroza
09/06/2015

















_________________________________________________________________________________

HTPE COLETIVO EDUCAÇÃO FÍSICA - DIA 12 DE MAIO DE 2015
AULA DEMONSTRATIVA - EMEF VILMA PENATTI - PROFº FABIO FOGAÇA

PLANO DE AULA
TEMA:
Jogo pré-desportivo beisebol, base 4.
TURMA:
9° ano
DURAÇÂO:
50 minutos
OBJETIVO:
Possibilitar aos alunos a oportunidade de apropriação de saberes oriundos de outras culturas, a qual não conhecia ou pouco conhecia, inclusão dos alunos em diferente modalidade esportiva.
DESENVOLVIMENTO:
Para o aquecimento utiliza-se o campo do jogo formado por quatro cones, pede-se aos alunos que deem uma volta pelos cones andando, outra correndo e outra trotando, para reconhecimento do campo também. Logo após o termino do aquecimento, separa-se os alunos em dois times. Um time será o rebatedor (ataque) e o outro time será o arremessador (defesa). Um do time de defesa ficará no círculo central da quadra, lançando a bola ao primeiro da fila dos rebatedores, esses com um chute rebateram a bola e correram entre as bases (cones), ficando atento para não ser eliminado pelo arremessador. O time do arremessador (defesa) deve pegar a bola e jogar a pessoa que estará no círculo central, se o rebatedor que estiver correndo estiver fora da base (cones), ele estará eliminado, se o rebatedor estiver na base (cones) ele estará ‘salvo’, um ponto é marcado quando o rebatedor alcançar o quarto cone, assim marcando o ponto. Ao final de todos os jogadores do time que rebateu, inverte-se, quem era arremessador vira rebatedor e vice e versa. Para volta a calma, pode-se utilizar do alongamento passivo
RECURSOS:
Cones, quadra ou pátio (algum espaço), bola, coletes.
AVALIAÇÃO:
Como os alunos receberam aquela nova informação, a participação dos mesmos durante e aula.
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: Fabio Santos Fogaça
CREF – 116519-G/SP.


_________________________________________________________________________________


HTPE COLETIVO EDUCAÇÃO FÍSICA - DIA 12 DE MAIO DE 2015
AULA DEMONSTRATIVA - EMEF "PROFª BETH SARUBBI" - PROFº AMANDA MARIUSO

Plano de Aula _ HTPE Coletivo _ 12/05/2015
EMEF Terezinha Elizabeth Sarubbi Sebastiani
Prof.ª  Amanda Mariusso


Conteúdo: Iniciação Handebol – sistemas ofensivo e defensivo.

Objetivo: Explorar os sistemas ofensivos e defensivos do handebol no sistema 6X0, auxiliando na compreensão da referida modalidade, bem como fundamentos básicos da mesma.
Público alvo: Alunos de Ensino Fundamental II.

Materiais necessários: 1 Bola de iniciação (borracha), quadra (pátio).

Procedimento: Como aquecimento pode-se usar a queimada ‘carimbo’ , ou seja, os alunos dispostos em duas equipes  espalhados pela quadra , quem possuir a bola não poderá andar com a mesma, deverá fazer o passe (arremesso) ou ‘queimar’ um colega da equipe adversária; em seguida após a vivência da atividade, propõe-se uma partida com equipes mistas (de acordo com a característica de cada turma) um jogo adaptado de handebol, onde o jogador não poderá andar nem quicar a bola, forçando o passe para deslocamento da bola entre colegas da mesma equipe, quando uma equipe possuir a bola, a outra deverá rapidamente voltar a zona de defesa montar o ‘bloqueio’ para evitar ataque ofensivo de equipe adversária, o mesmo deverá ser feito pela equipe ofensiva quando esta estiver destituída de domínio de bola.


Obs.: Por ser uma atividade voltada à iniciação do handebol, muitas variações podem ser realizadas em detrimento da característica de cada turma.

_________________________________________________________________________

HTPE COLETIVO EDUCAÇÃO FÍSICA - DIA 19 DE MAIO DE 2015 - MANHÃ
AULA DEMONSTRATIVA - EMEF "IRIS CASTRO AMÁDIO" -  PROFESSOR RENAN 

TEMA: DODGEBALL

TURMA: 8º ANO B

DURAÇÃO: 40 MINUTOS

OBJETIVO: FAZER COM QUE OS ALUNOS CONHEÇAM NOVAS MODALIDADES ESPORTIVAS, FORA DA NOSSA CULTURA.

DESENVOLVIMENTO: SERÁ REALIZADO UMA BRINCADEIRA DE 05 (CINCO) MINUTOS, PARA AQUECIMENTO. DEPOIS, COM OS TIMES JÁ ESTABELECIDOS, JOGAM ATÉ O FINAL DA AULA.

RECURSO: 6 BOLAS DE INICIAÇÃO.


_________________________________________________________________________________

HTPE COLETIVO EDUCAÇÃO FÍSICA - DIA 26 DE MAIO DE 2015 - TARDE
AULA DEMONSTRATIVA - EMEIEF "WANDERLEY R. SILVA" - PROFESSORA ANA CAROLINA

JOGOS DE OPOSIÇÃO (LUTAS)
Objetivo:
·         Que o aluno expresse seu ímpeto, mas através de condições seguras que permitam a liberdade da agressividade com reconhecimento e respeito ao outro;
·         Conhecimento corporal;
·         Orientação espacial.
Conteúdo:
·         Jogos lúdicos.
Ano:
·         1º e2º.
Tempo estimado:
·         Seis aulas.
Material necessário:
·         Pedaços de EVA, retangular, no formato de “rabo”.
Desenvolvimento:
                Vou por o desenvolvimento de uma aula por etapas:
1ª etapa- alongamento dos grandes grupos musculares.
2ª etapa- apresento diversas músicas, onde faço coreografia, meu objetivo é esquema corporal, ritmo e algumas habilidades motoras.
3ª etapa- Briga de galo = as crianças ficam uma de frente pra outra a uma distância determinada e elas são colocadas em igualdade de tamanho e força. De cócoras, eles vão dar as mãos e ficar na ponta dos pés, não podendo colocar o joelho, nem a mão no chão, empurrando ou puxando para conseguir seu objetivo. O professor determina o tempo da disputa.
4ª etapa- Cabo de guerra humano= os alunos ora vão empurrar ora vão puxar, com uma ou as duas mãos, também o tempo o professor determina.
5ª etapa- tirar o rabinho do seu amigo num espaço limitado.
6ª etapa- Finalizar com um grande jogo: escolher dois alunos que serão os pegadores, esses não podem ter rabos. Eles irão tirar o rabinho dos amigos, que não podem segurar e nem encostar-se à parede para não ser pego. Quando os pegadores retiram os rabos, o aluno que ficou sem o rabinho senta no lugar que foi pego ou um lugar pré-determinado.
Variação: ao invés do aluno sem rabo sentar, fazê-lo ajudar os pegadores.

_________________________________________________________________________________



Nenhum comentário:

Postar um comentário