CALENDÁRIO HTPE
COLETIVO – ARTE
DIA 16\03
- APRESENTAÇÃO DO COORDENADOR DO NÚCLEO ARTE E MOVIMENTO
- PROJETO AMOSTRA CULTURAL
DIA 23/03
- DINÂMICA COM O PROFESSOR PAULO (EDUCAÇÃO ARTISTICA X ARTE)
- Qual diferença entre Educação Artística e Arte?
- O que entende-se por “um artista completo”?
- Em qual momento Educação Física e Arte se encontram?
- Podemos entender que todo ser humano é um artista-nato?
- Como nossos alunos analisam esta Disciplina?
- APOSTILA (GRUPO DA TARDE)
DIA 13\04
- CONTINUAÇÃO DA DINÂMICA DO ULTIMO HTPE.
"A LÁGRIMA MAIS PESADA É AQUELA QUE NÃO CAI".
- CONTINUAÇÃO DA DINÂMICA DO ULTIMO HTPE.
"A LÁGRIMA MAIS PESADA É AQUELA QUE NÃO CAI".
- COMO CRIAR UM PLANO DE AULA.
Avaliar qual o desempenho da criança durante o processo de ensino e
aprendizagem durante a aula. Qual foi a sua meta? Conseguiu alcançá-la? Avalie
o trabalho individual e o trabalho em grupo, e qual o conhecimento adquirido
por seu aluno durante o projeto.
- DISCUTIR O PROJETO "CIDADE LEITORA"
- VIDEO: CINDERELA - COMO ARTE PODE COLABORAR COM OS DEMAIS PROFESSORES PARA O PROJETO "CIDADE LEITORA"
Plano de Aula: Passo a passo
1º
Passo: Tema
Escolha um tema geral para a sua aula;
2º
Passo: Série ou turma
É preciso ser identificado para saber qual o tipo de atividade poderá
ser aplicado para os alunos de acordo com a sua idade e suas dificuldades;
3º
Passo: Duração
Nem sempre a duração do plano de aula ou de um projeto tem a duração
prevista ou recomendada, pode ser que dure mais ou menos, depende muito do
tempo e do processo de andamento de todas as atividades e das dificuldades da
turma, o importante é que você consiga chegar ao objetivo principal do seu tema
escolhido;
4º
Passo: Disciplina
Qual a matéria escolar que está envolvida com o tema;
5º
Passo: Objetivos
Como todo projeto e plano de aula, o objetivo é a parte central do
trabalho, como o nome já diz, é o objetivo que você quer alcançar com os seus
alunos.
Importante, nesta etapa do processo, você deverá usar verbos no tempo
presente, como:
- Desenvolver a ação coletiva;
- Articular o cotidiano com a vida escolar;
- Despertar o interesse pelo assunto;
- Instigar o trabalho em grupo;
6º
Passo: Desenvolvimento
Aqui você vai colocar as suas ideias de como ira desenvolver o tema
escolhido, propondo atividades, brincadeiras, jogos, diálogos, como irá
utilizar os recursos escolhidos, etc.;
7º Passo: Recursos
São materiais que você irá utilizar em sala de aula, como: som, livro
didático, lápis de cor, cd, quadro negro, materiais recicláveis, etc.;
8º
Passo: Avaliação
PLANO
DE AULA
TEMA:
_____________________________________________________________
TURMA:
_____________________________________________________________
DURAÇÃO:
_____________________________________________________________
OBJETIVO:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
DESENVOLVIMENTO:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
RECURSOS:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
AVALIAÇÃO:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________
CONFORME DESCUTIDO EM HTPE, OS PROFESSORES DE ARTE IRÃO CRIAR UM PLANO DE AULA, CORRESPPONDENDO NA SUA ESPECIALIDADE, AONDE SERÁ MINISTRADA COM OS SEUS PARES
- DISCUTIR O PROJETO "CIDADE LEITORA"
- VIDEO: CINDERELA - COMO ARTE PODE COLABORAR COM OS DEMAIS PROFESSORES PARA O PROJETO "CIDADE LEITORA"
11 DE MAIO
HTPE MANHÃ
- AULA DEMONSTRATIVA - PROFESSORA MARIA AP. - EMEF "PROFª TEREZINHA ELIZABETH SARUBBI SEBASTIANI"
Projeto - Aplicação prática de jogos teatrais
Conceito fundamental:
Os jogos teatrais são excelentes ferramentas pelas quais podemos desenvolver em nossos alunos o gosto pela exposição de fatos narrativos, além do domínio da técnica pela exposição de seminários que versem sobre qualquer assunto, inclusive de outras disciplinas. De acordo com Spolin, os jogos teatrais têm uma estrutura que permite a mudança de atitude por parte do professor, ou seja, dentro de um jogo, ele somente propõe o problema, pois a busca de solução é feita por todo o grupo. Sendo assim, não há, nessa situação, o detentor das respostas, mas a resposta pode ser dada por todos. O papel do professor nessa situação é o de problematizar as respostas para que todos, em acordo, optem por uma. O jogo teatral pode colaborar na formação de pessoas críticas e abertas ao dialogo, pois o jogo propõe um problema a ser resolvido, cuja solução deve ser encontrada em grupo e não isoladamente. Isso permite e acende o envolvimento do grupo, a criatividade, o improviso e a intuição que são fundamentais para a aprendizagem. Assim o educando se torna o foco da aprendizagem.
Objetivos:
- Desenvolver habilidades que proporcione aos alunos uma maior concentração e criatividade;
- Estimular a concentração dos alunos por meio do jogo teatral;
- Despertar o interesse pela criação de Histórias;
- Ampliar a capacidade da oratória, eliminando a timidez e o medo de expressar os seus pensamentos;
- Estimular o raciocínio em expressar a criatividade, o vocabulário e a atenção com rapidez;
- Desenvolver a atenção/concentração e a criatividade prestada aos gestos de um companheiro e a previsão de seus próprios gestos.
- Jogos teatrais;
- Improvisação;
- Respeito mútuo.
Desenvolvimento:
A aula será ministrada através de slides. Iniciar a aula com uma explicação sobre jogos teatrais, bem como as suas três essências, (foco, instrução e avaliação) a fim de que todos compreendam claramente as atividades teatrais. Na sequencia serão visualizados alguns vídeos com breves apresentações sobre alguns jogos teatrais, para que os alunos compreendam o que realizado, bem como, os objetivos dos jogos. Para finalizar a professora utilizará como estratégia de ensino uma descrição / apresentação de um jogo teatral enfatizando as regras a serem utilizadas no jogo.
Descrição do jogo utilizado pela professora.
1) Pedir aos alunos que tragam de casa um objeto pessoal que gostem muito, desde de que não seja um objeto de grande valor e que tenha tamanho suficiente para caber numa caixa ou num saco de médio porte, que você irá providenciar.
2) Pedir para cada um comentar um pouco sobre a importância daquele objeto em sua vida.
3) Em seguida, pedir aos alunos que depositem os objetos na caixa ou no saco, que por sua vez, deve ser colocado no centro da sala. Se for possível, leve-os para uma área mais ampla, como o pátio ou a quadra poliesportiva da escola.
4) Pedir aos alunos que se sentem em círculo em volta da caixa ou saco.
5) O professor (no papel de coordenador) iniciará uma narrativa oral qualquer, que todos deverão ouvir atentos.
6) Num dado momento, no meio dessa história, o coordenador irá para de narrar.
7) Em seguida escolherá um aluno (já no papel de jogador) que se levantará e irá se dirigir até o centro do círculo, e sem olhar para dentro da caixa ou saco, irá retirar de lá um objeto que deverá ser introduzido por ele nessa narrativa que foi iniciada pelo coordenador. A história deverá ser, daquele momento em diante, desenvolvida por ele até uma segunda ordem do coordenador.
8) Mediante ordem do coordenador, outro jogador (aluno) será escolhido para ir ao centro do círculo, retirar outro objeto, e da mesma forma que o primeiro, dar continuidade à narrativa até que o coordenador escolha outro, e assim por diante. de modo que todos os jogadores participem da narrativa oral, que será construída socialmente.
Observação:
Uma das regras mais importantes desse jogo é que durante a exposição de cada jogador, o objeto que ele colheu na caixa, obrigatoriamente, deverá ser introduzido na história.
Comentário:
Excelente exercício para desenvolver as habilidades da modalidade oral da língua culta, este jogo poderá ser incrementado com novas regras a cada partida, como o intuito de atingir um novo grau de dificuldades.
Avaliação:
Os alunos serão avaliados durante todo o andamento do processo, sua participação como um todo e não apenas as finalizações dos resultados, mas também o interesse, o esforço e o envolvimento de cada indivíduo. será respeitada a individualidade e conhecimentos prévios de cada um assim como suas competências e habilidades.
Fontes Bibliográficas:
http://www.e-bookspdf.org.dwonloads/jogos-teatrais-viola-spolin.html
http://www.revistafenix.pro.br/PDF22/TEXTO_13_ARTIGO_DOSSIE_JOAQUIM_GAMA_FENIX_JAN_FEV_MAR_ABR_2010.pdf
HTPE TARDE
- AULA DEMONSTRATIVA - PROFESSOR FABIO FIORELLI - EMEF "PROFª TEREZINHA ELIZABETH SARUBBI SEBASTIANI"
Plano de aula - Professor Fábio Augusto Fiorelli
TEMA: Musicalização com copos.
TURMA: 7º anos.
DURAÇÃO: Entre 4 à 7 aulas de 50 minutos.
OBJETIVO:
- Trabalhar a musicalização em sala de aula;
- Desenvolver a relação de grupos;
- Explorar possibilidades de timbres;
- Ampliar a noção de lateralidade.
DESENVOLVIMENTO:
As turmas serão divididas em grupos de 4 (quatro) ou 5 (cinco) alunos. Cada aluno usará um copo. O professor explicará, passo -a- passo o desenvolvimento (movimentos dos copos), mostrando, se possível, em cada grupo.
Os grupos repetirão os movimentos entre eles.
Na sequencia, serão colocados as músicas e os alunos farão a sequencia de movimentos.
Por ultimo, a sala formará um único grupo e realizarão os movimentos do jogo com a música.
RECURSOS:
- Rádio;
- CD com as músicas;
- Copos resistentes (pode ser de requeijão)
- Carteiras e cadeiras.
AVALIAÇÃO:
Participação nas atividades e debate entre os alunos sobre os jogos desenvolvidos.
25 DE MAIO
Conteúdo do HTPE de Arte.
_____________________________________________________
Próximo HTPE COLETIVO DE ARTE SERÁ DIA 22 DE JUNHO DE 2015
Pauta do HTPE coletivo de arte do dia 22 de junho.
CONCURSO
CARTAZ DA PAZ
MOSTRA
INTERESCOLAR DE TEATRO DE BOITUVA
______________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário