sexta-feira, 10 de abril de 2015

MINI ATLETISMO

SUGESTÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA FUNDAMENTAL I


MINI ATLETISMO - INICIAÇÃO AO ESPORTE


Apresentação
O Projeto Mini Atletismo, elaborado por especialista da IAAF, apresenta o instrumento adequado para aqueles que trabalham na base, os que voltam os seus olhares para o início da atividade esportiva.

O Projeto é destinado a crianças, a partir dos 7 anos de idade. Orienta de forma minuciosa como deve ser a abordagem, para que o Atletismo – no dizer dos autores – seja atraente, acessível e instrutivo. A meta é formar o esporte-base o mais praticado em escolas de todo o mundo, por atletas federados ou na. Nada mais correto, já que o Atletismo é, reconhecidamente, o mais nobre dos esportes olímpicos.

É fundamental, porém, para o sucesso da empreitada, que os Governos da União, Estados e Municípios priorizem a educação física e a prática esportiva nos currículos escolares. Temos esperança de que, com a realização dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, a proposta venha a ser abraçada pelo Estado Brasileiro.

Aos trabalhadores do Atletismo, a Confedera ção Brasileira de Atletismo coloca a disposição a Cartilha “Mini Atletismo – Guia Prático de Atletismo para Crianças”, com a intenção de que um número maior tenha acesso a esse rico material.
Departamento Técnico - CBAt

Como Implantar
Abaixo relacionamos um “passo a passo” para que seja implantado o Mini Atletismo:
  1. Pedido Formal: Para que a cidade receba o projeto é necessário formalizar o pedido, através de um ofício endereçado a Confederação Brasileira de Atletismo. Indicar quem será o coordenador local do projeto, acompanhando os contatos (telefones, e-mail, skype, etc.)
  2. Formulários Termo de Compromisso: Os “Termos de Compromisso” devem ser preenchidos pelas escolas e/ou Secretaria Municipal de Educação e/ou Secretaria Estadual de Educação, e encaminhados junto com o pedido formal
  3. Formulários Ficha de Cadastro: A ficha cadastro das escolas é uma necessidade que temos perante a IAAF. É necessário o preenchimento da mesma e o envio (via e-mail) para a CBAt antes da data de realização da Clínica de Mini Atletismo.
  4. Elaboração do Cronograma de Atividades: É necessário a elaboração de um cronograma de ações, determinando as datas e o descritivo das ações. Importante ressaltar que no momento da elaboração do cronograma, a realidade do calendário escolar do município deve ser respeitada. O Cronograma de Atividades deve ser encaminhado para a CBAt antes da data de realização da Clínica de Mini Atletismo.
O que segue abaixo é um modelo (EXEMPLO) de cronograma de atividades que deve-se organizar:
 DataAção
01.03Envio do pedido formal à Confederação Brasileira de Atletismo.
Até 03.04Escolha de escolas para participar do projeto, preenchimento da ficha cadastro e  envio dos formulários a CBAt .
02 e 03.04Capacitação dos professores das escolas escolhidas.
04.04Envio de Relatório da Capacitação para  CBAt / CRD / IAAF (MINISTRANTE)
04.04 a 03.061ª Fase de aplicação do Mini Atletismo
04.061º Festival de Mini Atletismo.
06.06Avaliação da 1ª Fase
06.06Envio de Relatório parcial para  CBAt / CRD. (COORDENADOR LOCAL)
06.06 a 26.082ª Fase de aplicação do Mini Atletismo
27.082º Festival de Mini Atletismo.
29.08Avaliação da 2ª Fase
29.08Envio de Relatório parcial para  CBAt / CRD. (COORDENADOR LOCAL)
29.08 a 02.123ª Fase de aplicação do Mini Atletismo
03.123º Festival de Mini Atletismo.
05.12Avaliação da 3ª Fase
05.12Envio de Relatório parcial para  CBAt / CRD. (COORDENADOR LOCAL)
As datas acima são exemplos.


Segue abaixo link para download dos modelos de documentos para preenchimento e impressão (formato .DOC Microsoft WORD):
- Formulário de Dados da Escola
- Modelo de Termo de Compromisso
- Modelo Programa Clínica


Material
A lista de material que se apresenta abaixo é a lista de material necessária para a realização da Clínica de Mini Atletismo. Com esses materiais os participantes da Clínica confeccionarão as estações que compõem o Festival de Mini  Atletismo.
ItemQuantidade
Apostilhas com 15 folhasDepende do número de participantes 
Tinta (5 cores “vivas”)02 litros de cada cor
Corda de 20 m 1
Panos de TNT10 m
Serrote 1
Facão 1
Canivetes 3
Mangueira ½ polegada 10 m 
Bolas de Médici Ball de 2 kg 5
Canetas 20
Pinceis de diferentes tamanhos 20
Colchonete pequeno 10
Pranchetas (arbitragem) 20
Calculadora 1
Certificados para as crianças Depende do número de participantes
Coletes para as crianças (dez cores)10 de cada cor (Depende do número de participantes)
Data show 1
Local para aulas pratica e teóricas Anfiteatro e Ginásio
Quadro móvel 1
Canetas para quadro móvel 03 cores 
Folhas de papel 100 folhas 
Copos de água de 200 ml 500 (a ser distribuído aos participantes)
Lanche para as crianças e professores (dia do festival)Depende do número de participantes
Garrafas Plásticas 2 l40
Garrafas Plásticas - galão 20
Tabuas de 1m x 5 cm10
Cabo de Vassoura25
Varas de 2m (pode ser de bambu ou outro material resistente)5
Bolas de borracha (pequeno tipo tênis de campo)10
Pneus de Carros8
Areia; Brita ou Terra (para encher as garrafas)100 kg
Pneus de Bicicleta10
Crianças para realizar o festival 64 (misto)
Fita Crepe5 rolos
Sacolas Plásticas30
Caixa de Papelão20
Bobina de Papel1
Cronometro10
Apito1
Bexigas Coloridas 03 pacotes
Jornais Usados e/ou já lidosVários
Trena 10 metros2
Trena 30 metros2
Sistema de Som (Microfone e Caixas)1


 FONTE:  Departamento Técnico - CBAt

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