COMO
FAZER UM BOM PLANO DE AULA
Vamos
por etapas:
É
comum professores cometerem um grave erro ao montarem um Plano de aula: fazê-lo
para si próprio. O Plano de aula deve ser feito para o aluno!
Como
assim?! Você deve estar se perguntando...
É
simples: o centro de um Plano de aula é, sem dúvida, o aluno! Como vai aprender
e como vai receber o que você está propondo.
É
preciso fazer com que o aluno faça a atividade para aprender, e você só
conseguirá isto se fizer um Plano de aula, onde ele (o aluno) é o “tema
central”.
Mas
o que eu, como professor (a), penso não conta?
É
claro que sim, pois nós, educadores, somos os responsáveis por propiciar
situações em que o aluno se aproprie do conhecimento.
Agora
que já “sabe” que o tema central do Plano de aula deve ser o aluno, você deve
preocupar-se em criar situações interessantes para sua aula. Como são seus
alunos? Do que mais gostam? Ouvir histórias, dançar...?
Evite
pensar: “Como vou ensinar isto à turma?” e pense: “Como meus alunos irão
aprender isto?”. O processo de ensino aprendizagem é uma troca gostosa: você
aprende com seus alunos e eles com você, pois cada criança já chega à escola
com conhecimentos diversos... Assim como o professor... Os alunos não são todos
iguais, logo não aprendem da mesma forma. O educador deve conhecer e respeitar
seu aluno. Respeitar seus limites, suas dificuldades, sua opinião...
Vamos
para a prática!
Primeiro –
TEMA GERADOR: Sua aula será sobre o quê?
Segundo –
OBJETIVO: O que seu aluno deve FAZER, SABER e SER?
FAZER – o que seu aluno vai
fazer durante a aula? Pintar? Dançar? Escrever? Recortar? Colar?
SABER – a atividade que seu
aluno desenvolveu o levou, a saber, o quê? O que ele “aprendeu”?
SER – a atividade que seu
aluno fez o levou a se apropriar de um conhecimento, certo? Como este
conhecimento acrescentará nele (o aluno) como pessoa, cidadão?
Terceiro –
PROCEDIMENTOS: como será desenvolvida a sua aula? Como proceder para que o
aluno FAÇA, SAIBA e SEJA?!
Quarto –
AVALIAÇÃO: como você avaliará seu aluno? (Não fique sentado durante o
desenvolvimento das atividades, circule pela sala de aula observando-os e
tirando, possíveis, dúvidas. Elogie, estimule, avalie!).
Algumas
ideias! Monte um Plano de aula em que o aluno participe. Promova
debates, ouça-os e faça com que ouçam a você (eu utilizo muito a frase:
"Quando um fala o outro escuta!”).
Criança
gosta de se sentir útil, promova brincadeiras para escolher o AJUDANTE DO DIA
(em minhas aulas o ajudante conta uma história ou narra um fato que aconteceu
em sua vida, para a turma!). Decore a sala com enfeites confeccionados por eles
mesmos.
Evite
abstrair em suas aulas (principalmente na Educação Infantil) quando falar em
“algo” leve “este algo” para que a turma veja. Se não puder levar, consiga
fotos e mostre a eles.
Não
crie situações complicadas demais, ofereça desafios pertinentes à idade de seu
aluno. Fale de situações que lhe sejam familiares, cite o nome de algumas
crianças e peça, se estas se sentirem seguras para tal, que contem como foi seu
dia, ou como foi sua última festa de aniversário... A partir daí conduza a aula
de acordo com o TEMA GERADOR e vá inserindo os conteúdos propostos...
Leia
bastante. É importante que você domine o assunto que está “propondo” à turma.
Plano de Aula: Passo a passo
1º
Passo: Tema
Escolha um tema geral para a sua aula;
2º
Passo: Série ou turma
É preciso ser identificado para saber qual o tipo de atividade poderá
ser aplicado para os alunos de acordo com a sua idade e suas dificuldades;
3º
Passo: Duração
Nem sempre a duração do plano de aula ou de um projeto tem a duração
prevista ou recomendada, pode ser que dure mais ou menos, depende muito do
tempo e do processo de andamento de todas as atividades e das dificuldades da
turma, o importante é que você consiga chegar ao objetivo principal do seu tema
escolhido;
4º
Passo: Disciplina
Qual a matéria escolar que está envolvida com o tema;
5º
Passo: Objetivos
Como todo projeto e plano de aula, o objetivo é a parte central do
trabalho, como o nome já diz, é o objetivo que você quer alcançar com os seus
alunos.
Importante, nesta etapa do processo, você deverá usar verbos no tempo
presente, como:
- Desenvolver a ação coletiva;
- Articular o cotidiano com a vida escolar;
- Despertar o interesse pelo assunto;
- Instigar o trabalho em grupo;
6º
Passo: Desenvolvimento
Aqui você vai colocar as suas ideias de como ira desenvolver o tema
escolhido, propondo atividades, brincadeiras, jogos, diálogos, como irá
utilizar os recursos escolhidos, etc.;
7º Passo: Recursos
São materiais que você irá utilizar em sala de aula, como: som, livro
didático, lápis de cor, cd, quadro negro, materiais recicláveis, etc.;
8º
Passo: Avaliação
Avaliar qual o desempenho da criança durante o processo de ensino e
aprendizagem durante a aula. Qual foi a sua meta? Conseguiu alcançá-la? Avalie
o trabalho individual e o trabalho em grupo, e qual o conhecimento adquirido
por seu aluno durante o projeto.
Observação:
Nenhum projeto e nenhum plano de aula são iguais ao outro, devemos seguir a exigência
de cada instituição de ensino, se a sua ideia não deu certo, vale a pena
improvisar e melhorar, o importante é sempre produzir conhecimento e autoconfiança.
Imprevistos fazem parte do cotidiano escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário