sexta-feira, 10 de abril de 2015

Sugestão - Como eleborar um plano de aula.


COMO FAZER UM BOM PLANO DE AULA

Vamos por etapas:

É comum professores cometerem um grave erro ao montarem um Plano de aula: fazê-lo para si próprio. O Plano de aula deve ser feito para o aluno!

Como assim?! Você deve estar se perguntando...

É simples: o centro de um Plano de aula é, sem dúvida, o aluno! Como vai aprender e como vai receber o que você está propondo.

É preciso fazer com que o aluno faça a atividade para aprender, e você só conseguirá isto se fizer um Plano de aula, onde ele (o aluno) é o “tema central”.

 

Mas o que eu, como professor (a), penso não conta?

É claro que sim, pois nós, educadores, somos os responsáveis por propiciar situações em que o aluno se aproprie do conhecimento.

Agora que já “sabe” que o tema central do Plano de aula deve ser o aluno, você deve preocupar-se em criar situações interessantes para sua aula. Como são seus alunos? Do que mais gostam? Ouvir histórias, dançar...?

Evite pensar: “Como vou ensinar isto à turma?” e pense: “Como meus alunos irão aprender isto?”. O processo de ensino aprendizagem é uma troca gostosa: você aprende com seus alunos e eles com você, pois cada criança já chega à escola com conhecimentos diversos... Assim como o professor... Os alunos não são todos iguais, logo não aprendem da mesma forma. O educador deve conhecer e respeitar seu aluno. Respeitar seus limites, suas dificuldades, sua opinião...

 

Vamos para a prática!

Primeiro – TEMA GERADOR: Sua aula será sobre o quê?

Segundo – OBJETIVO: O que seu aluno deve FAZER, SABER e SER?

FAZER – o que seu aluno vai fazer durante a aula? Pintar? Dançar? Escrever? Recortar? Colar?

SABER – a atividade que seu aluno desenvolveu o levou, a saber, o quê? O que ele “aprendeu”?

SER – a atividade que seu aluno fez o levou a se apropriar de um conhecimento, certo? Como este conhecimento acrescentará nele (o aluno) como pessoa, cidadão?

Terceiro – PROCEDIMENTOS: como será desenvolvida a sua aula? Como proceder para que o aluno FAÇA, SAIBA e SEJA?!

Quarto – AVALIAÇÃO: como você avaliará seu aluno? (Não fique sentado durante o desenvolvimento das atividades, circule pela sala de aula observando-os e tirando, possíveis, dúvidas. Elogie, estimule, avalie!).

Algumas ideias! Monte um Plano de aula em que o aluno participe. Promova debates, ouça-os e faça com que ouçam a você (eu utilizo muito a frase: "Quando um fala o outro escuta!”).

Criança gosta de se sentir útil, promova brincadeiras para escolher o AJUDANTE DO DIA (em minhas aulas o ajudante conta uma história ou narra um fato que aconteceu em sua vida, para a turma!). Decore a sala com enfeites confeccionados por eles mesmos.

Evite abstrair em suas aulas (principalmente na Educação Infantil) quando falar em “algo” leve “este algo” para que a turma veja. Se não puder levar, consiga fotos e mostre a eles.

Não crie situações complicadas demais, ofereça desafios pertinentes à idade de seu aluno. Fale de situações que lhe sejam familiares, cite o nome de algumas crianças e peça, se estas se sentirem seguras para tal, que contem como foi seu dia, ou como foi sua última festa de aniversário... A partir daí conduza a aula de acordo com o TEMA GERADOR e vá inserindo os conteúdos propostos...

Leia bastante. É importante que você domine o assunto que está “propondo” à turma.

 


 

Plano de Aula: Passo a passo

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhjZkkKIXDhZY8M8bmSxiEocmR_8zLP-aVVcReGG7COLxQ80tl7O80G-5_462PGwEPaf0dSuiOUdoCb2My-nKCzKzHqmHMnunLm9cHVNoIirKUREVsFergHNgsYdWyt3XTZc8XETJZJAZo/s200/Sofia_1.jpg

1º Passo: Tema

Escolha um tema geral para a sua aula;

 

2º Passo: Série ou turma

É preciso ser identificado para saber qual o tipo de atividade poderá ser aplicado para os alunos de acordo com a sua idade e suas dificuldades;

 

3º Passo: Duração

Nem sempre a duração do plano de aula ou de um projeto tem a duração prevista ou recomendada, pode ser que dure mais ou menos, depende muito do tempo e do processo de andamento de todas as atividades e das dificuldades da turma, o importante é que você consiga chegar ao objetivo principal do seu tema escolhido;

 

4º Passo: Disciplina

Qual a matéria escolar que está envolvida com o tema;

 

5º Passo: Objetivos

Como todo projeto e plano de aula, o objetivo é a parte central do trabalho, como o nome já diz, é o objetivo que você quer alcançar com os seus alunos.

Importante, nesta etapa do processo, você deverá usar verbos no tempo presente, como:

- Desenvolver a ação coletiva;

- Articular o cotidiano com a vida escolar;

- Despertar o interesse pelo assunto;

- Instigar o trabalho em grupo;

 

6º Passo: Desenvolvimento

Aqui você vai colocar as suas ideias de como ira desenvolver o tema escolhido, propondo atividades, brincadeiras, jogos, diálogos, como irá utilizar os recursos escolhidos, etc.;

 

7º Passo: Recursos

São materiais que você irá utilizar em sala de aula, como: som, livro didático, lápis de cor, cd, quadro negro, materiais recicláveis, etc.;

 

8º Passo: Avaliação

Avaliar qual o desempenho da criança durante o processo de ensino e aprendizagem durante a aula. Qual foi a sua meta? Conseguiu alcançá-la? Avalie o trabalho individual e o trabalho em grupo, e qual o conhecimento adquirido por seu aluno durante o projeto.

 

Observação: Nenhum projeto e nenhum plano de aula são iguais ao outro, devemos seguir a exigência de cada instituição de ensino, se a sua ideia não deu certo, vale a pena improvisar e melhorar, o importante é sempre produzir conhecimento e autoconfiança. Imprevistos fazem parte do cotidiano escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário