Sugestão:
Fundamentos
do voleibol
Objetivo(s)
- Conhecer os
principais fundamentos e regras do voleibol.
- Praticar atividades relacionadas a esta modalidade esportiva.
- Praticar atividades relacionadas a esta modalidade esportiva.
Conteúdo(s)
- Voleibol.
- Origem e evolução da modalidade.
- Regras e fundamentos do vôlei.
- Origem e evolução da modalidade.
- Regras e fundamentos do vôlei.
Ano(s)
6º
7º
Tempo estimado
Uma aula.
Material necessário
Bolas de iniciação
esportiva e/ou de vôlei, rede, corda elástica.
Desenvolvimento
1ª etapa
Comece lançando uma
pergunta para a turma: o que os alunos conhecem a respeito do vôlei? Eles
costumam praticar este esporte fora da escola? Estabelecer uma conversa inicial
com os alunos a respeito da modalidade é fundamental para compreender o que
eles já sabem. Aproveite este momento para contar à turma mais sobre a origem e
a evolução do voleibol e exponha algumas das regras da modalidade.
Em seguida, leve os
alunos à quadra da escola e proponha uma atividade de aquecimento, a “rodinha”.
Divida a turma em grupos de quatro alunos e organize pequenas rodas, para que
cada aluno participe da atividade tocando a bola várias vezes. Utilize bolas de
iniciação esportiva, mais leves e macias. O objetivo do jogo é tocar a bola
entre os integrantes da roda utilizando os fundamentos do voleibol (toque e
manchete), mantendo-a em jogo com maior número de toques possível. É permitido
usar os pés para alcançar uma bola distante, e a bola poderá tocar o piso
apenas uma vez a cada toque de um aluno. Se a bola tocar o piso por duas vezes
consecutivas, a contagem será reiniciada pelo grupo. No final desta etapa,
pergunte a cada grupo qual foi o máximo de toques que conseguiram dar na bola.
Para finalizar o aquecimento, aumente a complexidade e diga que agora a bola
não poderá tocar o piso nem por uma vez. Se isto acontecer, a contagem será
reiniciada pelo grupo.
Depois da atividade
de aquecimento, sugira um alongamento e explique à turma a importância de
alongar-se antes e depois da prática de exercícios físicos. Você, professor, é
quem vai conduzir esta atividade. Priorize uma sequência de exercícios para os
membros superiores, mais exigidos em uma partida de vôlei de quadra. Dê atenção
especial aos dedos, às palmas das mãos, antebraços, braços e ombros, mas não
esqueça dos membros inferiores, já que o vôlei também requer deslocamentos e
saltos.
Com os alunos
devidamente alongados, proponha uma situação de jogo. Divida a quadra em duas
metades no sentido de seu comprimento com uma corda elástica amarrada às traves
de futsal, de modo que a corda passe e fique apoiada sobre a rede de vôlei (ou
seja, a quadra vai ficar dividida em quatro partes). Proponha um jogo de vôlei
dinâmico, em quadra reduzida e, também, com número reduzido de jogadores por
equipe. Trabalhe, a princípio, com bolas de iniciação esportiva, orientando o
bom posicionamento para a recepção, o toque e a manchete.
Para uma turma de 32
alunos, por exemplo, é interessante trabalhar com o jogo 4x4. Assim, metade da
turma estará jogando enquanto os quatro quartetos que aguardam no fundo das
quadras devem permanecer atentos para entrar em quadra a qualquer momento.
Funciona da seguinte forma: a equipe que pontuar permanece em quadra e um novo
quarteto (que aguardava no fundo da quadra, do lado oposto) entra no jogo para
enfrentá-la. E assim sucessivamente, até que todas as equipes participem.
Nesta etapa, oriente
os alunos na prática dos fundamentos do vôlei – os deslocamentos, as paradas
bruscas, os saltos, a agilidade, os movimentos de recepção e de levantamento de
bola e o ataque (os toques, as manchetes, os saques e as cortadas).
Após a partida,
organize um alongamento em grupo, conduzido por um ou dois alunos, sob a sua
orientação. Para finalizar, converse com a turma e verifique quais foram os
pontos positivos e negativos das atividades e peça que enumerem as situações de
jogo e os fundamentos que precisam ser aprimorados em aulas futuras.
Avaliação
Observe a
participação dos alunos ao longo das atividades de conversa, alongamento,
aquecimento e durante a partida. É importante que, ao final da aula, a turma
saiba contar mais sobre a história do vôlei, reconheça as regras da modalidade
e saiba executar alguns de seus fundamentos – o saque, as manchetes, o toque e as
cortadas, por exemplo.
Flexibilização
Para
alunos com deficiência física (sem mobilidade nos membros inferiores)
Para incluir os alunos cadeirantes na prática esportiva, proponha uma partida de vôlei sentado com toda a turma, que pode ser feita em cadeiras com rodinhas. Explore e valorize os fundamentos executados com os membros superiores, como os toques e manchetes. Não se esqueça de preparar o espaço da quadra para esta atividade: a altura da rede é inferior à modalidade convencional, tem 1,15 metros de altura do piso em sua parte superior no masculino e 1,05 metros para o feminino.
Para incluir os alunos cadeirantes na prática esportiva, proponha uma partida de vôlei sentado com toda a turma, que pode ser feita em cadeiras com rodinhas. Explore e valorize os fundamentos executados com os membros superiores, como os toques e manchetes. Não se esqueça de preparar o espaço da quadra para esta atividade: a altura da rede é inferior à modalidade convencional, tem 1,15 metros de altura do piso em sua parte superior no masculino e 1,05 metros para o feminino.
Deficiências
Física
Fonte: Revista Nova Escola
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