Sugestão:
Sedentarismo
e atividade física
Objetivo(s)
- Conhecer as reações fisiológicas do corpo humano provocadas pelo sedentarismo e pela falta do exercício
- Compreender a relação entre sedentarismo e envelhecimento
- Entender as consequências e os riscos do sedentarismo para a saúde física e mental como doenças cardiovasculares, ósseas e musculares, degenerativas e emocionais
- Identificar as boas práticas corporais que podem ser realizadas dentro e fora da escola como prevenção e para a aquisição de um bom condicionamento físico
- Aprender os procedimentos básicos de treinamento para qualificar a prática da atividade física
- Valorizar a atividade física e o exercício como fatores que contribuem para a saúde e a qualidade de vida.Conteúdo(s)
- Sedentarismo, Atividade Física e Saúde
- Princípios da Teoria do Treinamento Físico
- Programa de Atividade FísicaAno(s)8º9ºTempo estimadoSete aulasMaterial necessário
- Computadores com acesso à internetDesenvolvimento1ª etapaIntroduçãoMuito se fala sobre a importância da prática de atividades físicas para a prevenção de doenças e a manutenção de uma boa saúde. Porém as conseqüências do sedentarismo não são difundidas com a mesma intensidade. As aulas de educação física na escola podem contribuir para que os adolescentes compreendam melhor quais são os fatores de risco para a saúde, provenientes do sedentarismo.
Segundo o médico Dráuzio Varella, "são tantos os benefícios da atividade física, que só existe uma explicação para a vida sedentária que a maioria das pessoas leva: praticar exercícios vai contra a natureza humana". Diz o Dr. Dráuzio que o ser humano tem uma tendência a não desperdiçar energia, mas a vida dita "moderna" tem nos feito "acumular" energia e, consequentemente, acumular "doenças" graves e degenerativas. Qual a saída? Movimentar-se mais e com qualidade!
O desafio da escola, mais precisamente da educação física escolar, está em motivar as crianças e os jovens para a prática da atividade física. O que se vê normalmente é que os adultos têm consciência sobre a importância do exercício, mas não o praticam; Já as crianças e os jovens normalmente gostam das aulas de educação física, praticam as atividades propostas, mas não adquirem a consciência e o conhecimento necessários para continuar se exercitando quando saem da escola. Neste plano de aula os alunos terão a oportunidade de aprender mais sobre as reações provocadas no corpo humano pelo sedentarismo e construir conhecimento para encontrar o equilíbrio entre o "saber" e o "fazer", ou seja, se motivar para incorporar na sua rotina diária a prática de exercícios e atividade física.
É preciso cuidar para que os espaços estejam organizados antes do início das aulas. Ao longo da sequência didática os alunos vão estudar e praticar diferentes atividades, algumas mais práticas e outras mais teóricas.
Inicie fazendo um diagnóstico sobre o conhecimento que os alunos possuem sobre o tema e apresente suas ideias e as expectativas de aprendizagem. É importante equilibrar as atividades para que sejam realizadas leituras e reflexões sobre o material teórico e algumas experimentações corporais.
Nas rodas de conversa iniciais faça algumas perguntas para identificar o conhecimento prévio dos alunos:
Você
sabe o que é sedentarismo?
Qual a relação entre sedentarismo e envelhecimento? Quais as conseqüências do sedentarismo para a saúde física e mental? Quais as atividades que envolvem esforço físico praticadas pelos alunos dentro e fora da escola? Qual a freqüência e a intensidade? Quais são as mais "queridas" do grupo? Quais gostariam de praticar e conhecer melhor? Quais gostariam de praticar como atividade regular? |
Não se esqueça de registrar as respostas no seu diário de bordo. As perguntas podem ser entregues em forma de questionário e os alunos podem respondê-las com o auxílio de recursos como textos e sites na internet, como o site da revista Saúde!
Organize as respostas em um painel ou em slides e apresente aos alunos. Este é o momento de "chocar" o grupo sobre as conseqüências de uma vida sedentária.
A sugestão é que a turma conheça as consequências e os riscos do sedentarismo para a saúde (envelhecimento precoce, doenças cardiovasculares, ósseas e musculares, degenerativas e emocionais). Os alunos precisam ser motivados para a importância da atividade física bem feita como um fator de prevenção. É importante que eles saibam que não existe milagre e que um bom programa de exercícios pode ser pensado a partir das atividades já praticadas no dia a dia, dentro e fora da escola.
Neste momento, abra um espaço para as primeiras experiências práticas e inicie a conscientização sobre o que é uma boa atividade física e qual sua regularidade, intensidade, continuidade e progressão. Vale lembrar que as diferentes práticas da cultura corporal (jogos, esportes, ginásticas e atividades físicas, danças e lutas) e as atividades do dia a dia (caminhadas, skate e bicicleta, por exemplo) podem e devem ser consideradas.
Para finalizar esta etapa a sugestão é selecionar, junto com os alunos, as atividades da próxima aula e iniciar a organização e o planejamento. Boas estratégias podem ser a introdução do "Quadro de Práticas e Praticantes", que serve para classificar as atividades, introduzir os princípios do treinamento e contribuir para que cada aluno possa iniciar um projeto pessoal de atividade regular.
2ª etapa
Comece apresentando o
cronograma de trabalho, que deve ter sido produzido com aproveitamento das
sugestões feitas na aula anterior. Explique aos alunos que durante uma semana
eles deverão fazer atividades corporais para compreender a relação entre o
sedentarismo e doenças como diabetes, obesidade, hipertensão e infarto.
O foco deve estar nos benefícios da atividade física e o desafio será relacionar as consequências do sedentarismo para a vida dos jovens também no presente. Um bom caminho pode ser falar sobre os sintomas causados tanto pelo sedentarismo, como pela atividade física bem feita.
Esta é a oportunidade para ensinar os alunos a qualificar um programa de atividade física. Inicie entregando um "Quadro de práticas e participantes", uma tabela que deve conter atividade, objetivo (para diversão, para condicionamento físico), dias da semana, duração, intensidade (forte, moderada) e com quem (se com amigos da rua, sozinho etc).
O foco deve estar nos benefícios da atividade física e o desafio será relacionar as consequências do sedentarismo para a vida dos jovens também no presente. Um bom caminho pode ser falar sobre os sintomas causados tanto pelo sedentarismo, como pela atividade física bem feita.
Esta é a oportunidade para ensinar os alunos a qualificar um programa de atividade física. Inicie entregando um "Quadro de práticas e participantes", uma tabela que deve conter atividade, objetivo (para diversão, para condicionamento físico), dias da semana, duração, intensidade (forte, moderada) e com quem (se com amigos da rua, sozinho etc).
3ª etapa
Após uma semana, os
alunos devem trazer seus registros e o professor (com a ajuda do grupo)
organiza um quadro síntese com as principais informações coletadas. Este será o
ponto de partida para organizar os hábitos da turma, comece a discussão com
perguntas como estas:
Quais
são as principais atividades praticadas pelo grupo?
Quanto tempo, em média, o grupo investe semanalmente para a prática do exercício? Como estas práticas se caracterizam com relação à duração e intensidade? Onde são realizadas as atividades físicas? Quais delas são realizadas na escola? Elas têm como objetivo o lazer e a saúde? As pessoas praticam sozinhas, em grupo, com amigos? |
A partir das informações da tabela, os estudantes e o professor podem selecionar as atividades que serão praticadas na escola. Devem ser escolhidas aquelas que motivem os alunos e que respeitem alguns princípios da teoria do treinamento. Se falamos de saúde e condicionamento físico é importante selecionar as atividades que sejam inclusivas e de possível participação de todos.
Trabalhe também os princípios do treinamento: especificidade, esforço, sobrecarga, continuidade, regularidade, progressão e recuperação. Os alunos precisam entender que para um bom condicionamento físico é preciso relacionar na medida certa frequência e intensidade.
4ª etapa
Reserve as aulas 4, 5
e 6 para a prática escolhida e oriente sempre que necessário, tendo em mente as
expectativas de aprendizagem. Ao mesmo tempo em que os exercícios são
realizados o grupo deve se organizar para preparar o folder que será entregue à
comunidade escolar. A idéia é disseminar os conceitos que envolvem o
sedentarismo, as suas conseqüências e a importância do exercício para a saúde.
O folder será entregue em uma aula aberta, ministrada pelos alunos na última
aula da sequência.
Este folder dever ser
escrito com uma linguagem informal e deve responder as seguintes perguntas:
O
que é sedentarismo?
Quais as suas conseqüências para a saúde? Por que fazer atividade física? Quais os princípios a serem seguidos para qualificar a atividade? Qual a rotina a ser seguida em uma sessão exercício? |
Não esqueça de garantir os recursos e espaços necessários para o trabalho. A sala de informática pode ser utilizada para a pesquisa. Livros e revistas também devem ser utilizados. A turma pode ser dividida em grupos, com responsabilidades diferentes como escrever o texto, ilustras, cuidar da impressão etc.
5ª etapa
Organize com os
alunos uma aula aberta para a comunidade escolar, ocasião em que será divulgado
o folder preparado pelos alunos. Proponha que os alunos participem perguntando:
Quando
vai ser?
Onde? Quem serão os convidados? Quem são os alunos que vão coordenar a atividade? Quais os recursos necessários? Quais serão as atividade realizadas? Em qual momento o folder será entregue? Como o conteúdo do folder será trabalhado com os participantes? |
Lembre que é preciso um tempo para mobilizar a comunidade. Os alunos deverão se dividir em grupos - alguns preparam os convites, outros se responsabilizam pela inscrição. É importante que todos estejam envolvidos!
Para a apresentação, os alunos deverão contar um pouco sobre a própria experiência. Peça que contem se alguém já praticava atividade física regularmente ou se alguém que era sedentário dê seu depoimento. Questione também o que aprenderam no desenvolvimento deste projeto e se mudaram os próprios hábitos e dos familiares.
6ª etapa
Reserve este tempo
para a aula aberta ministrada pelos estudantes.
Avaliação
Observe se os alunos
conseguem falar sobre as conseqüencias e os riscos do sedentarismo para a saúde
e se conseguem identificar os critérios e princípios básicos para selecionar as
atividades físicas mais apropriadas.
Quer
saber mais?
Livro
Educação física escolar: do berçário ao Ensino Médio, de Jorge Sergio Pérez Gallardo (136 págs. Ed. Lucerna). Vídeo Vídeos sobre a prevenção do sedentarismo e promoção da atividade física e da saúde produzidos pelos pesquisadores do Laboratório de Ciências do Exercício da Universidade Federal Fluminense. |
Fonte: Revista Nova Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário